Skip to main content

Um tronco da árvore Genealogica

Hoje fazes parte na minha genealogia,
E daquilo que construímos por entre inundações,
Prego tortos nas paredes e cimento que se perdia na humidade pungente.

Nasceste virado para oeste do paraíso,
Trazido por costas unilaterais, sozinhas na mistura das horas,
Que em cada minuto anunciavam que irias crescer antes do tempo da gestação.

Pensei para mim, que flor se criará em solo tão árido,
Em semente tão pouco amada quando deitada no punhado,
De terra que nos serve de morada na hora da solene criação?

Podias ter sido cardo, erva ou giesta brava,
Tal era a dureza da enxada que te vergava o sorriso,
E que te impedia de perceber que eras mais que nada, eras amor.

E hoje que és mais que flor, uma árvore,
Que abrigas há sombras dos sobressaltos, antepassados e recentes transeuntes,
Sei que as tuas raízes se abraçam na certeza, de que o melhor dos ventos te soprou.

O teu fruto merece que sorrias,
Como quando ainda em caroço te adormecia,
Ao som da voz que me falta, sempre que nos tocamos costas com costas.

Dava a terra onde resisto,
Onde me vês com olhos infantis, a caminhar sobre água pisada,
Se nalgum fôlego te faltasse beijos para os lábios e mãos para me acenares adeus.

Comments

gisela said…
gosto do texto,é ironico...muito sentido...
GRAAL said…
Irónico nunca!Sentido sempre!o adjectivo chama-se amor e este para mim é o melhor poema que jamais poderias escrever...está simplesmente FABULOSO! o teu sobrinho vai ficar orgulhoso, assim como está este teu amigo.
A. said…
Com sentimento.
Está fantástico!

Popular posts from this blog

Quando morrem?

mata-se.. A sede bebendo. A fome comendo. A ignorância vivendo. A vida temendo. O amor querendo. A solidão existindo. um Homem isolando. A fé desligando. E as palavras quando morrem?

Escrevo

Escrevo  porque não sei dizê-lo de outra maneira, porque acredito no belo e que as minhas palavras saem de mim em salto alto prontas para dançar, para em encherem o copo seduzirem, atirando frases feitas para a cama. até que nú... escrevem-se a elas prórpias no que não sei expressar sem ser com letras... E digo que escrevo e espero que me cresçam uns lábios carnudos no peito e seja saliva o que corre no coração. escrevo até ao dia em que já fale.

Sapatos

Ontem mandei meus sapatos Ao mar... Para ver se nele conseguia Andar... Mas qual foi a certeza Ao ver... Que sem eles eu me Afogava...